terça-feira, julho 11, 2006

Expectativas

Conversando com uma querida amiga no MSN recentemente, surgiu a pergunta:

É possível amar sem criar expectativas?

Tenho pensado a respeito e pretendia escrever sobre o assunto, mas devido a pressão de outra querida amiga, vou só lançar a idéia...

Voltando a pergunta, eu diria que não. Só o fato de gostarmos de alguém já nos leva, consciente ou inconscientemente, a querer que esse alguém goste também de nós. E se não se pode fugir desta expectativa, é muito difícil, embora talvez não impossível, negar qualquer outra que venha dela.

9 comentários:

  1. José, queridíssimo: Stendhal cintilou aqui na minha mente - eu tinha esquecido, olha só! - e ele diz o seguinte: que só somos capazes de amar determinada pessoa por termos a esperança de sermos amados. Para o autor de "Sobre o Amor", ninguém se apaixona sem possuir, no seu íntimo, esta esperança; do contrário, o amor não aconteceria...
    Já Dante diz, nA Divina Comédia, que há um amor que , de tão forte, obriga o amado a amar de volta - seria irresistível. São dois especialistas. Escolha. :)

    ResponderExcluir
  2. hahahahhaha eu ri tanto que nem consegui terminar de ler o post hahahahahah
    Ai José te amo, vc é demais, único, vc é tudo de bom :o)
    Sobre amar sem criar expctativas, nossa é difícil não criar, mas acho que temos que ser maduros pra entendermos o post anterior, amor nada compra nem com amor... e assim podemos até criar expctativas, mas já sabendo que ninguém é obrigado a retribuir o sua estima.
    não sei se fui clara, estou rindo até agora, eu tentei acessar hj a tarde no trabalho mais não consegui, agora toh em casa, obrigada por atender o meu pedido de urgência heheh

    ResponderExcluir
  3. Eu tb considero impossivel amar e nao criar expectativas (sejam elas razoaveis ou não). É algo inconciente, acredito eu.
    Sobre Dante: Que homem otimista!!! rsrsrs
    Bjs e bom fim de semana!!!

    ResponderExcluir
  4. AMAR sem expectativas é possível sim! As expectativas são, na minha opinião, uma necessidade que temos de impôr nossa vontade aos outros. Podemos achar que é para o bem da outra pessoa, mas é para o nosso próprio bem, porque, se a pessoa não atende à essa expectativa, ficamos muito decepcionados.

    Estou aprendendo sobre enxergar-me. Deus é tão bom comigo, que me permitiu isso. E o que eu vi não foi nada bom! Amar não diz respeito a mim, e sim ao outro, logo não existe espaço para expectativa, e sim para aceitação.

    Bjs.

    P.S.: Quando falo amar, falo sobre o que entendo que é amor: ágape. Os outros são sentimentos até muitas vezes honráveis, mas não são amor.

    ResponderExcluir
  5. Hei.. fiquei uns dias sem passar por aqui porque estou sem net em casa e já tem várias coisas boas de se ler e pensar..
    vc arrasando, como sempre!!

    Bjos!

    ResponderExcluir
  6. Vou entrar na fila da minoria. Acredito que é possível sim. Conselho: Ame sem criar expectativas. Pedido: Se conseguir fazer isso, conte-me como.

    Ps. Sempre é bom passar por aqui.

    ResponderExcluir
  7. Concerteza concordo com vc.
    Muito massa essa pergunta e muito boa a sua pergunta é impossivel pois é coisa do ser humano mesmo.
    Mano meu blog mudou esse é o novo endereço atulize seu link ai falou fica cum DEUS

    ResponderExcluir
  8. Saudades desse lugar , é sempre bom vir aq , mas estava sem net em casa esses dias e qt ao assunto tá tarde, deixa p/ eu pensar mais amanhã. bjus

    ResponderExcluir
  9. Estou tentando lembrar o que houve nesse dia que deixei esse recado (acima) pra você.

    Acho que nesse tempo eu era como a canção do Cazuza: Exagerada hehehe

    beijos querido

    ResponderExcluir