sexta-feira, julho 15, 2005

Retratos

Seus olhos diziam claramente aquilo que os poetas tentam, muitas vezes em vão, dizer com palavras. Mas há muito as pessoas perderam a capacidade de 'ouvir' um olhar. Assim como perderam a sensibilidade para receber um gesto de amor, mesmo os mais puros, aqueles que só fazem mal quando ignorados. Já passara da fase de tentar entender, quando ficava imaginando o que se passava na cabeça daqueles que abraçava como quem abraça a vida. E para ele, era como se dissessem "tá, você gosta de mim, já percebi, mas essa é a última coisa que eu preciso". Por amar tanto aceitava que fosse assim, não sem sofrer. A verdade liberta, mas mesmo livre, até então escolhera a dor à segurança, pois cria ser isso viver. Mas estava cansado, a indiferença minava-o lentamente e a dor se tornara um castigo auto-imposto, sem objetivo e que começava a produzir ressentimento. Dissera a si próprio que iria até o fim, mas não queria chegar nesse ponto. Aceitava a amargura, mas não o ressentimento. Então resolveu tomar uma decisão, a mais drástica que já tomara em toda sua vida. Há muito que a considerava, sempre com pavor e desdém. Mas agora era a única coisa a fazer, nada mais importava. Precisava acabar de uma vez por todas com aquilo tudo. Vencido, tomou a decisão que adiara por tanto tempo. Resolveu... Finalmente resolveu crescer...

O coração era um transatlântico, grande como a palavra.

Mas transatlânticos também afundam. E este está à deriva há muito tempo...

terça-feira, julho 12, 2005

Não me responsabilizo

1) Qual o seu filme favorito?

É complicado escolher um só, dentre tantos que mexem com a gente, por motivos e em ocasiões diferentes. Mas os nomes que me vem à mente são: "O Aprendiz" de Bryan Singer baseado em um conto de Stephen King e "Perfume de Mulher" que dispensa apresentações.

2) Qual o último DVD que você comprou?

Bom, eu tenho sobrinhos... então o último DVD que comprei foi "Os Incríveis". Bem, acho que eu o teria comprado mesmo que não tivesse sobrinhos, o filme é ótimo.

3) Quais os 5 últimos filmes que você viu?

Vou fazer um esforço para lembrar, já que não lembro nem o que almocei ontém. Não tenho visto tantos filmes assim, então não vai ser difícil. "O Herói" (em uma palavra belíssimo), "Menina de Ouro" (alguém vai me xingar por isso, mas... é um "Rocky" de saias, melhorado com direito a virada inesperada), "Amigo Oculto" (uma bobagem que o Robert De Niro pode se dar ao luxo de cometer), "Ray" (ótimo) e finalmente "Em Busca da Terra Do Nunca" (sensível e cativante). Ah... eu não almocei ontém...

4) Qual o melhor filme brasileiro de todos os tempos?

Como na música, acompanho pouco a produção nacional. Tenho visto apenas os filmes mais recentes. Do pouco que vi fico com "Central do Brasil" e "Cidade de Deus".

5) Qual o seu diretor/ator/atriz e seu gênero favoritos?

Vou dar uma de pseudo-intelectual e citar Truffaut e Kubrick como meus diretores favoritos... brincadeirinha. A verdade é que entendo tanto de cinema, que não tenho nem capacidade para diferenciar os diretores, logo não tenho um favorito.

Atriz.. deixa eu ver... bom, a pergunta é "favoritos", e não necessariamente, "melhores", então posso escolher as atrizes pelos quesito beleza!! Vamos lá... Gabrielle Anwar (do inesquescível tango de "Perfume de Mulher"), Catherina Zeta-Jones, Jennifer Garner, Jennifer Connely e Whoopi Goldberg (está bem, esta última pode não ter sido pelo quesito "beleza", é porque ela é boa atriz mesmo e engraçada). Opá... ia esquecendo que Jennifer Aniston (agora que eu vi, 3 Jennifers, coincidência?)

Ator... sentem-se a lista é grande. Sean Connery, Anthony Hopkins, Dustin Hoffman, Ian McKellen, Ian Holm, Jack Nicholson, Hugh Jackman, David Strathairn. Está bom, deu para ter um idéia.

Bem, finalmente gênero. Meu gênero preferido é: "diversão". Qualquer gênero que prenda sua atenção de maneira satisfatória por algum tempo... Ultimamente estou levemente inclinado aos dramas, mas isso é fase e passa.

6) Escolha 5 pessoas para passar a corrente..

Essa vai ser a mais difícil! O Maroldi (que não é muito de entrar em correntes), o Andreoli, o b.m., a Thams e o Dimi (que deve ter umas respostas inusitadas).

Quem se responsabiliza? A Claire, que praticamente me obrigou a responder o questionário he he he.

quinta-feira, julho 07, 2005

O Dia Do Curinga

Não, não vou fazer review desse livro que eu não li.

É que ontém estava numa a livraria daqui da cidade matando tempo e gastando olhos, quando entrou uma mocinha com sua roupa pós-aula-de-balé acompanhada do que deveria ser sua avó, tia, ou na pior(melhor) das hipóteses sua mãe. Pediu a uma das atendentes um livro que ela não lembrava o nome, mas que tinha a palavra 'coringa' no título. A atendente procurou no famigerado 'sistema' e nada encontrou. Eu normalmente deixo passar batido, mas não resisti:

- Não seria "O Dia Do Curinga"?

- Você conhece? - perguntou-me surpresa a atendente.

- É do mesmo autor de "O Mundo de Sofia".

Algo estalou na cabeça da atendente, tão automática foi sua resposta, enquanto pegava o livro na estante que ela nem precisou procurar:

- Ah... Tenho sim!

A mocinha com roupa pós-aula-de-balé saiu toda feliz com seu best-seller debaixo do braço e sequer notou a minha presença.

Acho que vou voltar lá e pedir comissão.

P.S.: Desculpem o post estilo diário... vou continuar procurando evitar.