segunda-feira, julho 24, 2006

Demais

Almoçando com alguém muito querido, ouvi sua filha dizer que fazia até demais por ele. Besta que sou, não me contive e respondi:

- Nunca é demais... nunca é demais.

Vira e mexe, ouve-se alguém dizer que "ama demais". Respeito, mas acho uma grande bobagem.

Primeiro, porque só podemos amar quanto nos permite nossa natureza humana, o que, convenhamos, nunca vai ser demais. Segundo, quando se ama de verdade, imagino, é sempre "de menos". Por mais que se ame, ter-se-á sempre a impressão de que não é o suficiente. E quanto mais se ama, mais se quer amar.

Além disso, "demais" traz implícita a idéia de que a pessoa amada não merece, não está a altura do amor que inspira. Ora, amor não tem a ver com merecimento. Ou não deveria, pelo menos. Ama-se, não pelo que a pessoa amada é, mas pelo que o ato de amar em si faz naquele que ama. Talvez a idéia fique mais clara nas palavras de Antoine de Saint-Exupery: "Quando você se doa, você recebe mais do que dá"*. Sendo assim, amar nunca será demais.

Ou não...

*BrainyQuote (em inglês)

quinta-feira, julho 20, 2006

Ainda sobre o amor

Às vezes damos nosso coração por nada, pela simples necessidade de amar. Não nos importa se o alvo desse amor o merece. Nós simplesmente amamos, pelo bem que amar nos faz. E se a dor da indiferença se tornar muito forte, nossa vigança é amar mais.

terça-feira, julho 11, 2006

Expectativas

Conversando com uma querida amiga no MSN recentemente, surgiu a pergunta:

É possível amar sem criar expectativas?

Tenho pensado a respeito e pretendia escrever sobre o assunto, mas devido a pressão de outra querida amiga, vou só lançar a idéia...

Voltando a pergunta, eu diria que não. Só o fato de gostarmos de alguém já nos leva, consciente ou inconscientemente, a querer que esse alguém goste também de nós. E se não se pode fugir desta expectativa, é muito difícil, embora talvez não impossível, negar qualquer outra que venha dela.

terça-feira, julho 04, 2006

O valor do amor

Tudo na vida se compra, menos o amor. De fato, o amor, nem com amor se compra.