quinta-feira, dezembro 29, 2005

Minha retrospectiva (desculpem)

Costumo dizer que não tenho memória e/ou cabeça para datas. Dificilmente sei em que ano aconteceu isso ou aquilo, ou quanto tempo faz que parei de beber Coca-cola, quando li aquele livro, vi aquele filme ou fiz aquela viagem. Se lembro dos fatos, normalmente não os associo a um determinado espaço de tempo. Já tentei manter diários para suprir essa deficiência, mas sem sucesso (por qualquer que seja o motivo). De qualquer forma, acredito que o ano de 2005 vai deixar lembranças. Foi um ano que passei um bom tempo e pude conhecer melhor pessoas especiais como a Claire, o Maroldi, a Les, a Prit, a Thams, o Júnior (os dois) entre outros (pra não deixar ninguém de fora). Foi o ano em que tive a oportunidade e a honra de interpretar para pregadores internacionais, alguns dos quais deixaram uma marca, como os dois Pauls (Paul Clamp especialmente e Paul Agnew). Aliás fato esse, só explicado pelo amor de Deus, já que eu nunca fiz um curso de inglês e nunca coloquei os pés num país de língua inglesa (ainda). Foi o ano em que recebi uma longamente esperada e sonhada visita, aliás, não apenas uma, mas duas (só isso já valeria o ano, e talvez a vida). Foi também o ano de Narnia. O ano de redescobrir e conhecer melhor C. S. Lewis (difícil descrever a sensação de encontrar algumas de suas obras em uma "livraria normal" ou não receber aquele olhar de não-faço-a-menor-idéia-do-que-você-está-falando ao pedir um de seus livros). Foi o ano que nos deu Nothing Is Sound do Switchfoot (com as delicadas e belas The Blues e The Setting Sun), The Imposter do Kevin Max, Drunkard's Prayer do Over The Rhine, e por que não How To Dismantle An Atomic Bomb do U2 * (ah, lembre-se sometimes you can't make it on your own/às vezes você não consegue sozinho). É, por essas e outras que posso dizer com certeza que vou lembrar de 2005.

Ou não...

* na verdade lançado em novembro de 2004

sexta-feira, dezembro 23, 2005

Natal

Eu nunca fui muito ligado ao Natal. Por isso não sei se é impressão minha ou fato, mas parece que aquele chamado 'espírito natalino' não veio esse ano. Está tudo tão normal, como se nada tivesse acontecido ou por acontecer. Bem, isso não vai me impedir de desejar aos poucos sobreviventes leitores deste blog um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo. E como diz alguém que eu conheço: "Natal é aniversário de Jesus, dê a Ele seu coração". Até 2006.

segunda-feira, dezembro 19, 2005

Amar

O mundo seria um lugar bem mais fácil de se viver se as pessoas soubessem o significado de "Eu te amo".

quarta-feira, dezembro 07, 2005

Oração de Bêbado

A voz poderosa e sensível de Karin Bergquist e o piano genial e melancólico do seu esposo Linford Detweiler tem ditado o ritmo do meu coração nestes dias sem graça, sem cor, sem poesia. Segue a tradução (interpretação) de uma de suas canções, apropriadamente chamada Oraçao do Bêbado (título do último trabalho da dupla).

És minha água

És meu vinho

És meu whiskey

De tempos em tempos


És a fome

Nos meus ossos

Todas as noites

Que durmo só


Doce intoxicação

Quando tuas palavras

Lavam-me


Quer se movam ou não

Teus lábios

Falam comigo


Como um oceano

Sem ondas

És o movimento

Que eu almejo


E nesse balanço

Desejo afogar-me

Perdido para não ser encontrado

És minha água

És meu vinho

És meu whiskey

De tempos em tempos

Linford Detweiler e Karin Bergquist (Over The Rhine)

Incompleto

É sabido que a esperança demorada enfraquece o coração. E aquele já não bate há algum tempo. No lugar apenas aperto, frágil alento. De quem não sabe. De quem não pode ter, apenas sonhar. E o sonho já não alimenta. Apenas aumenta... a dor. De quem cansou de sonhar, de quem não agüenta mais esperar, de quem não sabe o que fazer, de quem não tem a quem recorrer. De quem não adianta gritar, pois já não tem tamanho, pois já não tem motivo, já não tem razão. Já não sabe o caminho. Já viu o destino, solidão.

Só foge da solidão quem tem medo dos próprios pensamentos, das próprias lembranças

Olívia em "Olhai os lírios dos campos" de Érico Veríssimo

quinta-feira, dezembro 01, 2005