segunda-feira, janeiro 31, 2005

À peça que falta

A vida é um quebra-cabeça que vamos montando aos poucos, sem saber direito qual será o resultado final. Algumas peças vêm no pacote e temos que nos virar com elas. Outras podem ser escolhidas a dedo, mas nem sempre aceitam a eleição. Algumas peças se perdem e são facilmente substituídas. Outras se vão, mas não sem antes cumprir o seu papel. E embora sintamos saudades, aceitamos com serenidade o fim de uma fase.

E tem aquelas peças insubstituíveis, de valor inestimável, sem as quais a obra fica eternamente incompleta, vazia e sem graça. Não são facilmente encontradas e podemos até montar o quadro sem elas, como alguém que se conforma com a prata por não conhecer o ouro. Podemos passar pela vida sem o amor, mas quando ele acontece, descobrimos que não há vida sem ele e dificilmente nos contentaremos com algo menor. É justamente essa peça que ocupa o lugar central da obra e mantém todas as demais unidas. Sabemos que haverão outras batalhas para lutar e as lutaremos, porém não sem antes dar a vida, se preciso for, para conquistar "a peça que falta".

terça-feira, janeiro 25, 2005

Acreditar no amor

Essa é das antigas. 1987. Por algum motivo (que ainda desconheço) é a música tocando nos meus ouvidos ultimamente. Desculpem-me aqueles que não falam inglês, mas minhas tentativas de traduzi-la deram pouco resultado e tiraram toda a beleza das palavras do Chris Eaton, maravilhosamente interpretadas pelo grande Russ Taff.

Believe In Love


After we have listened to everything there is left to say

Watching the intended realities slowly fade away

Why is all we desire taken from our hands

And every dream is drifting away

There is understanding for everyone who has ears to hear

No more looking over your shoulder for someone to appear

Maybe you should be looking right into His eyes

So say good-bye to someone else's lies


Somedays i get up in the morning and i wish i wasn't there

Life seems so incredibly lonely when no wants to care

But i found somewhere whithin this heart a Friend for Life

To hold me close till all my fears subside


I've got to know

Do you believe in love

And all the things you've searched the world to find

But know nothing of

Through the sun, through the fire and the rain

Nobody can ever touch you again

If you believe in love


Don't be afraid

Don't be afraid

Of the questions anymore

The answer lies waiting

segunda-feira, janeiro 17, 2005

José da Silva

José é um erro que acontece todo dia. A alegria esperando o momento de acontecer. Ele só quer ser um bom filho. Mas não o vêem seus pais. José é o herói solitário de suas próprias aventuras, onde o amor é só uma de suas muitas feridas. Ele tem um coração do tamanho do mundo, num mundo que é grande demais para ele compreender. José sente frio no calor, e no frio se aquece com as memórias do que poderia ter sido. Para José, a dor é como o ar, essencial. E ele chora assustado, despercebido diante do infinito. Suas lágrimas distorcem o céu de onde ele espera o socorro. No limite daquilo que nunca foi, José grita em silêncio, esperando que o inverno ensolarado um dia chegue ao fim, e que esse fim seja na verdade um novo começo. O começo de algo novo, uma nova estação. Quente, com chuvas ocasionais todos os dias. José é alguém como ninguém é também. José tem o Filho, é filho de Deus.

segunda-feira, janeiro 10, 2005

Só para lembrar

Quem fala muito acerta pouco