quarta-feira, junho 29, 2005

Motivos

Ela casou-se com ele porque havia algo nos seus altos e baixos que a cativava. A maior parte do tempo seu olhos carregavam uma melancolia de quem já sofreu tanto na vida que já nem se importa mais. Mas mesmo assim conseguia fazê-la sorrir. Não um sorriso qualquer, desses comuns que a gente vê e distribui por aí. Eram, na verdade, gargalhadas. Verdadeiras gargalhadas. Daquelas que só pessoas muito seguras de si podem se dar ao luxo. Era isso. Ela se sentia segura com ele. Como uma rainha cujo rei faz o papel de bobo da corte só para fazê-la sorrir. E passava horas tentando entendê-lo, tentando desvendar o segredo que o fazia passar tão naturalmente de um extremo a outro e voltar, como se alegria e tristeza fossem na verdade uma coisa só. Tão unidas uma a outra que não se podia distingui-las ou separá-las. E por mais que tentasse, por mais felicidade que procurasse lhe dar como retribuição, sabia que não podia alcançá-lo. E se ela não podia, ninguém mais podia. Ninguém mais sabia disso. Só ela. E talvez fosse esse o motivo pelo qual ele casara com ela.

3 comentários:

  1. Semprevejo um tom de melancolia nos teus textos, mas até que gosto bastante...

    "Como uma rainha cujo rei faz o papel de bobo da corte só para fazê-la sorrir." Gostei deste aqui!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Eu gostei foi deste ó: "A maior parte do tempo seu olhos carregavam uma melancolia de quem já sofreu tanto na vida que já nem se importa mais."
    Lembrou-me um microconto genial que li dia desses: "Ele tinha os olhos tristes de quem já tentou tudo."

    Mas como um todo, eu gostei bastante. Acho que os motivos que nos levam a gostar de alguém, inconscientemente, são os mais inimagináveis.

    ResponderExcluir
  3. Muito lindo, José!!!!

    ResponderExcluir